domingo, 28 de outubro de 2012

Diferença entre Moral e Ética

Moral, existe há muito mais tempo que a ética.
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Ou seja, a moral vem de berço. Trata-se de um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem dentro de uma determinada sociedadade. Ela se diferencia entre as diferentes culturas e regiões. Uma praia de nudismo é normal em alguns países. Já na maior parte do Brasil, suponho ser considerada uma imoralida.
A moral é aprendida com o passar dos tempos, pelo aprendizado contínuo, através da cultura, educação e tradições.
É imoral, no Brasil, o que se considera até crime, a bigamia!
No tocante à Ética,  Motta (1984) a define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.  
Por isso que às vezes, faz-se necessário a avaliação de um comitê para decidir se determinada conduta profissional foi ética ou não. Caso sim, o que fazer com quem faltou com a mesma.
Todo ser humano tem suas falhas. Somente o totalmente moral e o totalmente ético tem maiores chances de ser 90% bem quistos pelos seus semelhantes e pelos grupos que participam. Ainda assim haverá quem fale mal dele.
Isso significa ser nas vinte e quatro horas do dia: auto-vigiado, contido, flexível, praticamente mudo e engolidor de sapos...enfim. Essa pessoa tem todas as chances possíveis de adquirir doenças psicossomáticas. 
Quem é totalmente ético e moral?
É moral a pessoa que rouba? É ética a pessoa que tenta se eleger falseando deslizes do opositor e denegrindo a sua imagem?
É moral uma senhora de 80 anos andar de saia curta, mostrando tudo o que não deveria? É ético um profissional fazer propaganda maléfica de outro, pelos corredores da empresa, difamando-o?
É algo para se refletir.
     
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes