sábado, 23 de outubro de 2010

Estando de Plantão em hospital



Para a enfermagem, o plantão de fim de semana é de 12 horas: de 7 às 19, ou de 19 às 07 do outro dia. Ou seja, 12 horas numa espécie de "clausura remunerada".
Sabe o que é passar um sábado ou um domingo, o dia todo sem ver a luz do sol? Pois é.
Costumo dizer que para assumir um plantão eu preciso estar preparada psicologicamente. De que modo: sabendo da minha escala com antecedência.
E não é porque estamos com as 12 horas do nosso dia, comprometidas, que vamos entrar na "deprê".
Tá tudo combinado, e precisamos do dinheiro mesmo.
Mas podemos lançar mão de alguns artifícios para tornar o mesmo agradável, como:
- Levar material para fazer as unhas (não é indicado tirar cutículas!),
- Levar material para fazer crochê,
- Levar o note book,
- Acessar a internet,
- Levar um livro para ler,
Claro, tudo num intervalo, ou se o plantão estiver calmo.
- Fazer as ligações que não tem tido tempo de fazer,
- Parar um pouco para fazer um check list das pendências,
- Visitar um colega de trabalho em outro local do hospital,
- Rearrumar o setor,
- Tomar um banho no meio do expediente,
- Fazer fotografias (que nem eu).
Enfim.
Não precisa estarmos tensos o tempo todo, à espreita, que nem um vigilante na guarita.

Se tiver algum cliente em estado crítico, aí sim.
Temos que pausar para o lanche, o almoço...
Eu, enquanto coordenadora do clínica, organizo os funcionários para o almoço e até mesmo para o descanso.
O plantão estando calmo e controlado, não tenho porque deixar ninguém de prontidão na beira do leito. Afinal de contas, são longas doze horas!
Sou contra colocar todos os funcionários em "posição de sentido". Circulando, circulando, toda hora supervisionando, deixando-os acuados, cansados e tensos.

Mas também, confiar completamente no serviço deles e deixar o plantão solto, é anti-profissional e no mínimo irresponsável.
Nós enfermeiros precisamos trabalhar a maneira agradável de passar essas 12 horas, beneficiando a nós mesmos e a quem esteja sob o nosso comando.
Acredito ser importante esse manejo, pois funcionários de bem com a vida, tratam melhor a sua clientela, rendendo mais no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes