Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico (principalmente precoce), será realizada, pela primeira vez no Estado, a campanha Outubro Rosa, que acontece de 27 a 31 deste mês no shopping Boulevard (veja ilustração abaixo).
Esse aumento da incidência da doença é multifatorial, podendo-se citar: o aumento da idade média da população e mudanças dos fatores de risco, como a menstruação precoce, que tem ocorrido entre 10 e 12 anos de idade, bem como a redução das amamentações – ocasionada pela redução da prole e a obesidade.
Quando um câncer é descoberto no começo, tendo cerca de um centímetro, por exemplo, há 90%de probabilidades de amulher estar viva em cinco anos. Por outro lado, se a doença for detectada quando o tumor estiver com 1,5 centímetros, o custo do tratamento aumenta e a possibilidade da paciente estar viva em cinco anos reduz para 50%!.
Então, o auto-exame está com tudo! Mas... ele não substitui a consulta de um médico especialista e nem o exame de mamografia. A campanha no Estado é administrada por uma clínica privada na capital do Estado e acontece em todo o Brasil. Em Belém, a clínica responsável fica localizada na avenida Visconde de Souza Franco, estando toda com a iluminação rosa, como uma forma de chamar a atenção da população. O shopping Boulevard também estará todo iluminado com a cor da campanha a partir da próxima semana, às 19h.
Um alerta!
Nas mulheres, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária a incidência cresce rápida e progressivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes