sexta-feira, 25 de junho de 2010

Estrelas da Copa do Mundo

Jabulani trata-se da chamada "bola da copa". Tem apenas oito gomos, em formato 3D e seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina. Foi confeccionada com 11 cores diferentes, sendo que cada uma representa os dialetos e etnias diferentes da África do Sul.
O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu.
Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 .
As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
O lançamento oficial da bola aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.
Pelo que se percebe a Jabulani é quase uma celebridade!

Agora, no que se refere a Vuvuzela, em Isizulu, uma das onze línguas faladas na África do Sul, significa “falo comprido para soprar”. A raiz vuvu- significa “soprar” ou “por a boca em algo” e o sufixo -zela denota “objeto comprido e oblongo”. Segundo o Mirror, a vuvuzela é um objeto que mede cerca de 1 m, soprado pelos torcedores sul-africanos, que produz um som "forte e monótono". Para tocá-la, é preciso ter lábios e pulmões potentes e o barulho gerado chega a 127 decibéis - equivalente a estar em um concerto de rock em frente aos amplificadores de som - o que, de acordo com o texto, pode causar danos auditivos permanentes.
Menos querida do que a Jabulani, para a Fifa e para a imprensa internacional, a vuvuzela tem sido alvo de críticas, tanto que essa entidade estuda medidas para proibi-la. A imprensa televisiva defende que o seu barulho ensurdecedor atrapalha as transmissões. A Fifa, de início, foi simpática à ideia, porém recuou após ser rechaçada duramente pela imprensa sul-africana, que afirmou ser esse um atentando contra a cultura esportiva daquele país.
A "danada barulhenta" realmente tem sido alvo de reclamações de jogadores, técnicos e profissionais de imprensa que estão no país por ocasião do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes