segunda-feira, 28 de junho de 2010

Divisão das 24 horas do dia

Uma pesquisa relativamente recente aponta que, para termos uma vida de fato saudável, precisamos: trabalhar 8 horas, dormir 8 horas e nos divertirmos nas demais 8 horas, desta forma, somando as 24.
Agora pergunto, quem segue isso, hein?
Quem é da área da saúde, dificilmente trabalha só 8 horas. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, dentre outros, não têm como ter um padrão de vida satisfatório, trabalhando menos de 12 horas!
A nossa cruel realidade é essa.
Mas fora deste ramo, ainda há outros tipos de profissionais que sofrem do mesmo mal: passar mais de 12 horas fora de casa, trabalhando.
Precisamos parar um pouco, e analisar a vida que temos levado.
Pelo menos as 8 horas de sono, precisamos seguir, se não vamos envelhecer mais do que o normal.
E ainda tem mais, ficar 8 horas na cama não é sinal de boa qualidade de sono. Levar problemas para a cama, deixar a luz ligada, a tv...se o ambiente não estiver tranquilo e climatizado, nada feito. Devemos evitar o uso de estimulantes como café e coca-cola, ingesta copiosa de alimentos, dentre outros, que possam atrapalhar o nosso bendito repouso diário. Se não, a bateria não recarrega!
Sabe-se que quem não dorme direito tem grandes chances de adquirir hipertensão arterial e diabetes. Além de causar irritabilidade e nal humor, pode haver a diminuição da atenção com consequente queda de produtividade no serviço.
Quanto ao entretenimento, se não podemos usar as 8 horas, devemos utilizar pelo menos uma horinha pra fazer algo que nos dá prazer, como dançar, tocar um violão, jogar vídeo-game, namorar...
Enfim. O que não pode á trabalhar, dormir e trabalhar de novo.
Lá um dia, por causa desse círculo vicioso - e maléfico, o organismo dá sinais de falência, de cansaço, que pode se manifestar desde uma dorzinha de cabeça até um baita pico hipertensivo.
Se estamos trabalhando demais e nos divertindo e descansando pouco, precisamos aguçar nossos sentidos para detectarmos os sinais de estafa do nosso próprio organismo. Costumamos pular refeições, comer mal, tomar um analgésico, lavar o rosto...e seguir adiante.
Nosso corpo é que nem uma máquina! Precisa de reparos, de repouso, para seguir adiante, para funcionar adequadamente.
Então, ao final do dia, vamos malhar, namorar, brincar, ver o programa favorito.
Não basta sabermos de tudo isso. Precisamos agir, se quizermos ter uma boa qualidade de vida, mais adiante! E não podemos esqueçer: dividir as 24 horas em três (cumpra se for capaz!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes