A informática em saúde foi lançada ao mundo entre as décadas de 60 e 70. Pelo tempo que passou, já era para ter sido incorporada pela quase totalidade de profissionais.
Aqui no meu micromundo, em Belém do Pará, ainda percebo muitos "analfabetos tecnológicos". Tem gente que nem sabe o que é "@"! Nossa!
Estou fazendo uma crítica de caráter construtivo. Não quero denegrir a imagem de ninguém. Pretendo sacudir mesmo alguns colegas de trabalho (de diversas categorias).
Como ganharmos tempo e trabalharmos de modo atual se não há adesão total dos profissionais? Já pensou se de uma hora para a outra o hospital adquirir soft ware para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)? Como aprender informática de uma hora para outra?
A equipe de enfermagem, além de ter conhecimento sobre a SAE, precisa também dominar a linguagem computacional! O mundo diz isso! São as nossas ferramentas de trabalho. Sem isso, somos carpinteiros sem martelo e sem serrote!
***
Agora, a gente quer passar por meio virtual alguma matéria dada em aula, e ainda tem gente que vem atrás de apostila! Pelo amor de Deus! Vamos nos acordar!
Conheço muita gente que não fez curso algum e tem mais intimidade com computador do que eu!
O que é isso? É inteligência, interesse, vontade de melhorar, e de se atualisar.
Não podemos ficar sentados comodamente esperando que os coordenadores das instituições nos peguem pelo braço para irmos atrás desse conhecimento, não!
E tem hospital que fomenta essa capacitação, mas ainda tem quem faça vistas grossas. Que pena...
Enfermagem é atualização e iniciativa!
Vale um conselho: "grude" em quem sabe muito, faça por si, para que no futuro não fique chorando pelo leite derramado.
***
"Se você tiver vontade, acha oportunidade e se dá bem de verdade!"
Josianne Corrêa Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes