quarta-feira, 20 de maio de 2009

Discriminação



Os idosos são uma verdadeira fonte de sabedoria.
Saberes se constroem ao longo da vida, de várias formas.
Tem gente que passou a vida mergulhada nos livros e não viveu. Há os que nem um livro consultaram, mas foram frequentadores assíduos da escola da vida. Também há os de meio termo.
Todos os seres humanos são importantes, não pelos bens materiais que possuem , mas pelo que são. Cada indivíduo tem suas falhas e seus potenciais.
Não podemos desdenhar de ninguém, principalmente por causa do avançar da idade.
Temos que lembrar sempre de que o jovem de hoje é o idoso de amanhã - se que essa pessoa será agraciada, sobrevivendo por vários anos.
Resolvi escrever sobre, devido ter encontrado umas pessoas, não muito certas pela frente, que não gostam de idosos.
Acho um verdadeiro absurdo. Será que essas pessoas pensam em colocar os pais no lixo? Ou se jogarem no mesmo quando passarem dos 60?
Não é só o conhecimento que eles podem nos repassar. Eles não são importantes só pela conta bancária (coitados dos que nada possuem...) ou por outros bens que possuem e "podem nos deixar de herança".
Devemos respeitar essas pessoas, que têm igualmente direito à vida, mas que passam por uma fase que as faz serem tratadas de maneira especial.
Os idosos precisam ser compreendidos e respeitados. São especiais, mas não precisam ser tratados como se fossem enfermos e incapazes.
Não podemos nos igualar aos mesmos. Covardia e mesquinharia ficar enfatizando o quanto estão velhos.
Está certo que com o passar do tempo, eles tendem a dormir menos, a se incomodar mais com excesso de luz, ruídos...sua massa muscular decresce e o contrário ocorre com a massa gorda. As rugas e os cabelos brancos são inevitáveis. Não precisamos ser experts em geriatria para reconhecermos as diversas tendência a fragilidades que o idoso possui.
******
É, tem muita gente da pele lisinha, cheirando a leite e que não tem nem um pouco de sabedoria, experiência de vida e tato para se relacionar com os seus semelhantes.Falta de conteúdo mesmo.
E ainda bem que, no nosso País, os idosos são amparados por um estatuto; e tem muito filho desnaturado passando vexame por sua falta de consciência e amor.
Parabenizo os idosos por serem o que são, pela categoria que fazem parte e pelo respeito que merecem.
Saudações a quem pensa como eu, e a quem pratica o cuidado diferenciado a essa faixa etária majestosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes