quarta-feira, 29 de abril de 2009

Sobre Pressão Alta



Ontem assistimos uma palestra sobre a hipertensão arterial.
Esse assunto nos faz abrir um leque de idéias.
***
Está cada vez mais difícil o ser humano que não tem casos de hipertensão na família.
***
Temos percebido que muitos colegas de trabalho, em algum momento, apresentaram elevação nos níveis pressoriais. A causa é multifatorial, sabemos. Mas realmente, quem é da área da saúde, não raro se estressa, tem que trabalhar muito para ganhar razoavelmente bem, e não tem tempo para se cuidar, fazendo exercícios físicos regulares, comendo adequadamente e dormindo direito.
***
Às vezes, também, "tomamos remédio para uma coisa, que mexe com outra", como por exemplo: tomamos um anticoncepcional ou um corticóide, que pode provocar o aumento no nível tensional.
***
O fato é que é uma "doença democrática e por vezes silenciosa", ou seja, não escolhe idade, cor ou sexo e por vezes não dá sintoma algum!
***
Existem dois tipos de tratamento, que é o medicamentoso e o que não o é (dieta e exercício).
O caso é que esses tratamentos precisam contar com a consciência e a perseverança de cada cliente, pois um ou outro, ou ambos precisam ser seguidos PARA O RESTO DA VIDA!
***
Ouvi dizer que tem o chamado "paciente cíclico", que consegue manter seus níveis pressoriais aceitáveis quando emagrecem e fazem a atividade física contínua e adequada. Mas que depois "relaxam" e voltam para o fármaco. Depois se concientizam, e o médico retira o remédio, e assim vai.
A escolha é nossa!Tratamento medicamentoso ou não, mas TRATAMENTO SEMPRE!
***
Em consulta de enfermagem, precisamos ser veementes ao orientar sobre essa afecção. Devemos ir logo diréto ao assunto: "Se você não se cuidar, pode ter um derrame, pode enfartar, pode ficar dependente de uma máquina de hemodiálise, ou até mesmo ficar cego. É o resultado da hipertensão mal tratada ou não cuidada, nos chamados órgãos alvo. Que tal?
***
Ainda tem um agravante: técnica de verificação da pressão de forma inadequada!
Não existe essa questão de verificar a pressão com um aparelho manual sem o estetoscópio!Está com medo de adquirir otite, passe um algodão com álcool a 70%, por três vezes nas olivas!
Precisamos estar atentos aos técnicos e auxiliares de enfermagem que por ventura não estejam fazendo o procedimento correto. E mais, é necessário checar periodicamente o nosso esfigmomanômetro e o estetoscópio, para possível necessidade de substituição.
***
É bom lembrar que existem os apartelhos manuais, os automáticos e os semi-automáticos, e que CADA UM TEM O SEU MODO DE SER UTILIZADO!
***
Quem se ama se cuida, e quem ama cuidar, cuida de modo adequado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes