quarta-feira, 22 de abril de 2009

Sobre a INVEJA


Como disse Francisco Quevedo: " A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come"
Corretíssimo!
***
Ela pode se manifestar de diversas formas: crítica, ofensa, intriga, indiferença...
Incrível! Existem pessoas que levam isso tão a sério ao ponto de prejudicar o "beneficiado". Esse prejuízo pode se dar de várias formas: o invejoso pode denegrir a imagem da pessoa, prejudicar a mesma no local de trabalho, nas suas relações pessoais...pode causar males estares com as suas críticas...enfim.
Esse indivíduo, ao invés de reunir forças para se desenvolver, pára no tempo para viver a vida alheia. E seu prazer incomensurável é saber de algum tropeço dessa vítima. E se presenciar, pronto ganhou o dia! E quanto maior o tombo, melhor é!
Eu, heim...
Noto que existem pessoas que não têm brilho algum, que podem até ter potencialidades, mas são covardes e não seguem à diante, talvez por medo. E quem ousa e de alguma forma se beneficia com isso, incomoda. Mas incomoda muuuuuito mesmo. Principalmente se há evidências claras disso.
Na verdade, "A inveja de muitos anuncia o merecimento de alguns" (Marquês de Maricá), e se trata de uma forma lastimável de admiração.
Relembro que ela é um dos pecados capitais do cristianismo, e tem como simbologia um olho verde. Daí o chavão "verde de inveja".
É muito triste e por vezes degradante.
A alternativa é orar e ser inteligente, para fazer dela uma mola propulsora,um termômetro na vida. Quanto maior a inveja, é sinal de que melhor se está.
Um conselho:"Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve".
Temos que ter o cuidado em dividirmos, divulgarmos as nossas felicidades, pois com isso, poderemos nos prejudicar, pois, como diz o sábio filósofo Zéca Pimenteira, "tem muita gente de olho goooooooooooordo...". Verdade pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes