terça-feira, 24 de março de 2009

Posso ajudar?


A vida nos ensina tantas coisas...
Ontem me ocorreu algo interessante, que só me fez reforçar a questão de que:
"antes de ajudarmos alguém, precisamos saber se o beneficiado aceita. Mesmo porque algo que nos parece incomodar o outro, na verdade pode não o incomodar". E mais, ao invés de ajudarmos, podemos piorar a situação.
Bonito, hein? Quem mandou se meter onde não é chamada?
Boa intenção não basta.
O fato é que, uma senhora bem idosa estava sentada num coletivo, numa cadeira reclinável. A vi muito apertada, pois o assento não estava em "L" e sim em "V"e achei que ela estava mal acomodada. Fui logo falando: "senhora, essa cadeira é reclinável e é por aqui que mexemos...". A sua neta, sentada ao seu lado, agradeceu-me e sinalizou que eu fizesse o favor.
Mas a idosa aborreceu-se com nós duas, e nos xingou. Pediu que a deixássemos em paz.
Pôxa...magoei.
Voltei a cadeira pro lugar, saí do ônibus e esse simples fato me fez refletir.
Ela tem toda a razão. E eu não posso me chatear; taõ pouc fazer generalizações pelo fato.
Então, "antes de ajudarmos alguém (apesar de estarmos bem intencionados), precisamos ter a permissão da pessoa para isso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes