quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUERER É PODER

Como disse Jan Ashford,"Não existe o não poder,só o não querer. Se você for uma pessoa preparada, basta um desejo intenso de realizar algo para que a transformação aconteça"

Todo e qualquer enfermeiro pode e deve sistematizar a assistência de enfermagem que presta. Todos passaram cinco anos estudando. Os livros sobre o assunto estão aos montes por aí. Na internet, encontramos vários trabalhos realizados. Aqui no Pará,certamente como nos outros estados, temos a quem recorrer: enfermeiros estudiosos no assunto, que praticam a SAE.
Nosso código de Ética nos indica que trabalhemos à luz da metodologia. Em 2007 estipularam até a "Câmara Técnica de Sistematização da Assistência de Enfermagem" (CTSAE).
No mesmo ano, a ABEN nacional, através da sua Diretoria de Assuntos Profissionais, estipulou o DECIDIRE (Departamento de Classificação de Diagnósticos,Intervenções e Resultados de Enfermagem).
Acesse: www.abennacional.org.br/download/REGIMENTO_INTERNO_DECIDIRE.pdf -
para mais informações.
Então, ao invés de ficarmos perdendo tempo falando de coisas e/ou de pessoas, reclamando do pouco que ganhamos, vamos afinar o nosso instrumento de trabalho!
Estamos precisando de coesão e respaldo científico para nos alavancarmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes