Encontramos diversas formas de preparar curriculum, o que gera dúvidas sobre qual modelo é o ideal. Com capa, sem capa, com foto ou sem, enfim.
Qualquer pessoa pode cadastrar o seu na Plataforma Lattes.
Trata-se de um formato padrão segundo o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - "National Counsel of Technological and Scientific Development").
Algumas instituições e alguns cursos pedem o currículo nesse formato.E de uma hora para a outra, não dá para cadastrar, porque leva tempo.
Então, para evitar transtornos, cadastre logo o seu!
"A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações, cuja importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.
Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.
O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.
A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.
A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública destes dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da Agência". Fonte: http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm
Acesse: http://lattes.cnpq.br/ e em seguida clique em "cadastrar-se".
Você pode alimentar novos dados quando puder e quiser. Basta fazer o login com o seu CPF e senha (adquiridos no primeiro acesso, por ocasião do cadastramento).Você não precisa enviar a comprovação do que você está registrando, mas não convém falsear os dados, mesmo porque, quando você for levar o currículo em algum lugar, terá que apresentar a comprovação, certo?
Muito importante é, depois de salvar alguma informação, enviar para o CNPQ (aparece na mesma tela em que você salvou), se não não vale,o CNPQ não reconhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes