segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Você tem medo de dirigir?

Já fui da turma do: "não nasci para dirigir e sim para ser levada".
Ou então: "detesto dirigir. Prefiro pegar um ônibus, que além de ser mais barato, se der prego, desço e pego outro".

E acho que evoluí muito, depois que, definitivamente me livrei da negação e me pus a pilotar no meio do nosso trânsito caótico de Belém do Pará.
Não é porque moro aqui, que vou mentir. Tem muito despreparo, muita falta de educação, dificuldade de sinalização e fiscalização.

Mas com jeitinho e força de vontade, conseguimos usar nossos "pés de borracha", numa boa. Otimizamos o nosso tempo e temos prazer e dar caronas para os cansados usuários de transporte coletivo.
Sempre oro antes de sair de casa, e redobro a minha atenção.
Já li e vi algumas matérias falando sobre esse medo que nos impede de nos libertar dos atrasos e incômodos, para nos deslocarmos dentro da cidade.
Ter coragem e determinação, às vezes não basta. Podemos buscar ajuda da psicologia.
Na UFPA tem um programa que atende essas pessoas. Veja:
"Prodirigir abre novas turmas

O Projeto “Orientação para pessoas com dificuldades para dirigir veículos automotivos” (Prodirigir) vai abrir novas turmas para o ano de 2011. O Projeto atende pessoas que têm dificuldades de conduzir veículos automotivos, mesmo possuindo Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que não conseguem aprovação nos exames de habilitação.

O Prodirigir destina-se a pessoas de toda a comunidade, e os interessados em participar das novas turmas devem enviar uma mensagem para o e-mail prodirigir@ufpa.br, informando a idade, se possui CNH e há quanto tempo, e fazer um breve relato sobre as suas dificuldades no trânsito. O primeiro encontro acontece no dia 4 de janeiro, quando serão apresentados detalhes sobre o funcionamento das orientações do Projeto.

Segundo o coordenador do Prodirigir e professor do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA, João Bosco, nessa primeira reunião, serão formadas turmas de 15 pessoas. “Daí poderão sair três turmas, que funcionarão uma vez por semana, durante duas horas. Formaremos as turmas por ordem de chegada à reunião e os excedentes desta primeira assembleia já ficarão inscritos para a próxima convocação”, explica o professor João Bosco.

Ao todo, o Prodirigir já criou 17 turmas e atendeu mais de 170 pessoas. Para o professor João Bosco, alguns dos principais problemas que levam pessoas a terem dificuldades em dirigir estão relacionados com o processo de ensino das autoescolas, deficiências no exame prático do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e preconceitos, como no caso das mulheres ao volante. “Cerca de 95% dos interessados no Prodirigir são do sexo feminino, e quase a totalidade possui CNH”, acrescenta o professor.

Serviço:

Projeto Prodirigir abre novas turmas para 2011

Os interessados devem mandar e-mails para prodirigir@ufpa.br informando idade, se possui CNH e há quanto tempo, além de fazer um breve relato sobre suas dificuldades no trânsito.

Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA"

Se você não precisa, mas conhece alguém que tem essa dificuldade, repasse a informação.

Um comentário:

  1. Simplesmente adorei a matéria, tbm passo pelo mesmo processo desse medo, tbm vou postar algo parecido em meu blog, parabéns por compartilhar...

    ResponderExcluir

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes