terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre o Sono

Se você pensa que dormir é algo simples e sem importância, engana-se.

Não fazemos isso por acaso. É da nossa natureza! Precisamos descansar os músculos, os órgãos e os tecidos.Dormir bem é fundamental.

Precisamos tirar um terço do nosso dia para isso. Às vezes precisamos até de preparo para isso. Baninho morno, leite quente, chá de raiz de alface ou de erva ciderira, capim santo...comer uma maçã, ouvir uma música relaxante...

Quando o sono chega e nos vem aquele longo bocejo, o ideal é atendermos à essa necessidade biológica. Nesse momento há uma substância que circula na corrente sanguínea (serotonina), que, passado o tempo de secreção, já era!

Também não devemos levar problemas para a cama, que são verdadeiros perturbadores do sono. Melhor pensar bem sobre o mesmo e deixar algo esquematizado para o dia seguinte, para depois ir para o leito de repouso.

Precisamos cuidar para que o quarto seja bem climatizado, sem insetos (vale usar mosquiteiro), com baixa ou nem uma iluminação.

Ingestão copiosa de alimentos e bebidas com cafeína, também são prejudiciais.

Existem inúmeras hipóteses e várias certezas sobre: a importância de se ter o hábito de dormir adequadamente.

Estudos científicos comprovam que quem não dorme adequadamente (cerca de 8 horas por dia), pode desenvolver diabetes, hipertensão arterial e até mesmo baixa na imunidade. O organismo não se refaz, não há a chamada "consolidação da memória", e as crianças não crescem como deveriam.

Se ele não fosse importante, não existiriam tantos estudos científicos e até "clínicas de sono".


Sabiam que existe até a Associação Brasileira do Sono"? Acessem a mesma em http://www.sbsono.com.br/


E mais, há a Associação Americana de Apnéia do Sono (distúrbio cuja causa é a má respiração, que faz a pessoa dormir muito mal) : http://www.sleepapnea.org/

Agora, vejamos os estágios do sono:



Segundo o Instituto do Sono, "O sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
São identificados no sono dois estados distintos: o sono sincronizado, ou sono NREM, e o sono dessincronizado, ou sono REM (do inglês, rapid eyes movement). O sono NREM é dividido em quatro fases ou estágios, segundo o aumento da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela dessincronização dos potenciais (baixa amplitude e alta frequência das ondas cerebrais), episódios de movimentos oculares rápidos (daí a sigla em inglês, REM) e atonia muscular. Além disso, este estágio é denominado também de sono dos sonhos, uma vez que é o período no qual estes ocorrem.
Em um indivíduo normal, o sono NREM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono NREM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas patologias. Mas normalmente o sono NREM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte".


Vejamos que interessante: segundo o ABC da Saúde, "em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada".

No que se refere à idade, sabe-se que como avançar da mesma, vai diminuindo a quantidade de horas que precisamos dormir. Os estágios do sono também se alteram. Veja na gravura abaixo

Nos reportando aos farristas, que perdem horas de sono na diversão, pensemos: quem adora farrear com frequência, enchendo-se de bebidas alcoólicas e inalando fumaça de cigarro, pior ainda. Está pagando para envelhecer.



Ufa! Falar de sono é mais complexo do que pensamos. Para maiores informações, acessem:

www.abcdasaude.com.br/artigo.php?3047


www.sono.org.br/sono.html

www.efetividade.net/2008/02/06/dormir/

www.fundasono.org.br/gera_conteudo.asp?materiaID=422

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes