quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Funcionário Ideal

Elenquei alguns ítens à enfermeira nota 10:
- Sempre chega primeiro do que todos (abstem-se de problemas pessoais e se locomover de jatinho)

- Sai sempre por último (para não desagradar a ninguém, pois é necessário "uma besta" sempre estar presente, principalmente para passar plantão)

- Apara as "rebarbas" que as outras colegas de trabalho deixam (para não dar margem para falarem da enfermagem, e evitar que cheguem problemas na chefia)

- Não denuncia fatos errados para a chefia (colegas de trabalho), ou é espiã da chefia, e repassa sempre informações importantes para a mesma (a melhor de todas, consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo, pois é sobre natural)

- Seu ouvido sempre está disponível (serve de pinico)

- Sempre está disponível para ajudar a falar mal de outros colegas de trabalho (que pessoa deliciosa! Serve até de "válvula de escape ambulante")

- Concorda com todos os seus remanejamentos, mudanças de setor (não tem suas preferências e é um verdadeiro "bom bril")

- Nunca vai para as palestras. Deixa isso para as outras colegas, pois tem que cobrir os setores da "cientistas" (que se dane a sua parte de atualização)

- Só se atualiza fora do horário de trabalho, para não ter que sair durante o expediente (que funcionária não ganharia nota 10!)

- Está disponível para tirar hora extra, podendo ser pago com folga, todos os dias da semana e 24 horas por dia (coringa certo da chefia e que não tem casa e nem família ou outro emprego)

- Concorda em trocar plantão com a colega, sem opinar quando a referida pagará (não tem vida própria mesmo!)
- Nunca questiona nada com ninguém e segue, fazendo o seu trabalho (um verdadeiro robô, anti estresse e exaustão)
- Não adoece e nunca sai de atestado (não é humana)

- Pode se quebrar toda, mas dá conta de todo o serviço (não tem auto-estima)

- Cobre mais de um setor, se ordenado, sem pestanejar (não questiona as injustiças, pois isso não faz parte do seu dicionário)

- Não repara se trabalha mais que os outros ou se é exigida demais (uma verdadeira "banana")
- Nunca se aborrece quando chamada a atenção ou é sobrecarregada, se comparada com as demais (a chefia sempre tem razão)

- Atura assédio moral (serve de capacho, dentro do hospital)

- Desconhece seus direitos mediante o Código de Ética Profissional (é completamente "tapada")


- Nem pensa em chegar perto do Comitê de Ética de Enfermagem (não gosta de confusão, por mais que esteja sendo pisoteada)

- Veste-se sempre de branco, que nem uma senhora, com meia calça branca, sapato fechado, sem nem um adereço, unhas bem aparadas, sem esmalte. Não usa batom e está sempre com touca (qualquer dia desses o cliente oferece a cama para ela deitar, de tão pálida que é)

- Sempre acha que os outros profissionais têm razão e também procura reparar "as arestas dos mesmos (não tem como não ser adorada por todos!)

Pois sim.
Será que essa pessoa existe?
Ilusão de uma chefia.

Todos os profissionais são seres humanos e passíveis de adoecer. Têm problemas pessoais e amor próprio.
Funcionário não é burro de carga! Não deve ser tratado diferente dos demais, e precisa, sim, reclamar das suas condições de trabalho. E mais, tem mesmo que procurar o conselho de ética da instituição, ou conselho de classe, se necessário. Sendo o caso, recorre-se a instâncias superiores.
Nós temos direito de nos atualizar, mesmo estando no local de trabalho.
Precisamos "dar a entender" que sabemos dos nossos direitos, e que estamos atentos para a possíveis desigualdades.
É. Se não brigarmos por nós mesmos, quem o fará?
Estudar vários anos para ser "capacho"? Sinceramente...
Mas, no entanto, não sejamos péssimos no local de trabalho. Estamos no mesmo para resolver os problemas da clientela e atentar às necessidades da empresa.
Não usemos nossos direitos de má fé, para nos beneficiarmos, em detrimento dos demais.
Atingir o patamar mediano da questão, não é fácil, mas é um exercício diário.
Mas, se você não quer ganhar certificado ou ser nome de rua. Arme-se e parta para a batalha. Mas brigue de modo lícito, e tendo razão! Se não, não vale. É covardia e mal caratismo, coisas negativas que voltam tudo de volta para quem praticou.

Um comentário:

  1. Josifashion passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes