quarta-feira, 21 de julho de 2010

Antônio Carlos Chalu Pacheco (ironia do destino)

Hoje é dia de luto para vários profissionais da área de saúde aqui em Belém, pois faleceu o inesquecível Antônio Carlos Chalu Pacheco.
Pessoa queridíssima e de personalidade marcante.
Baixinho de voz rouca, homem trabalhador e "remista" aos extremos.


Para quem o conheceu, viu o quanto ele ajudou muitas pessoas e o quanto tinha um senso de humor único - apesar da dureza das suas atividades, dentre as quais, amputação de pernas e braços.
Mas, infelizmente, morreu com a doença da sua própria especialidade: câncer!
Ele orientou muita gente sobre o que fazer e o que não fazer para evitar a doença. No entanto, conscientemente, não utilizou para si a própria sabedoria.
O tabaco foi um dos seus companheiros inseparáveis. Fumou até onde pode segurar a bagana.
Uma colega enfermeira, há tempos, filosofando, disse-me: "O homem fuma o cigarro e depois o cigarro fuma com o homem". Corretíssimo!

Praga! É isso mesmo.
Se o cigarro não existisse, o Chalu e muitas outras pessoas ainda não tinham partido.
Lamento muito o ocorrido. Esse homem ajudou muita gente e salvou muitas vidas. Já pegou até banho de sangue. Passou muitas noites trabalhando, sem dormir. E a gente, "a bom falar": - Antônio Carlos, pára um pouco...vai descansar...
Perda de tempo.
Enfim, agora é fato consumado. Ele não está mais entre a gente. Agora nos resta as recordações da sua bondade e irreverência.
Fique com Deus, maninho! Seu lugarzinho com certeza é aí no céu, pois foste um homem de verdade aqui na terra!

4 comentários:

  1. Com certeza, nossa amigo deixará saudade... Já faziam alguns anos que eu não tinha contato com ele e sua família, mas não esquecerei dos bons momentos e risadas que compartilhamos juntos!

    Saudade,

    Curió

    ResponderExcluir
  2. Também conheci o prof. Antonio Carlos e tenho certeza que ele está em bom lugar. Que a família tenha em Deus a fé para superar a perda certeza que onde ele estiver está olhando por eles.

    ResponderExcluir
  3. Josianne, como filha dele, agradeço a sua postagem. Você tem razão nas qualidades que destacou.
    Ele, com certeza, está em paz.
    Tônia.

    ResponderExcluir

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes