terça-feira, 10 de novembro de 2009

Refletindo sobre a humanização



Mas o que seria humanizar?
Para quê utilizar a humanização nos serviços de saúde?
Ora, somos seres humanos prestando assistência à saúde aos nossos semelhantes!
Se nos colocarmos do outro lado, como usuários, certamente faremos o quanto possa para sermos muito bem atendidos, de maneira respeitosa e rápida.
Pode reparar: o usuário que é funcionário geralmente é o mais "cri cri" e exigente.
Tenho razão ou não?
Se eu chego no meu local de trabalho, colocando os meus interesses na frente de tudo, estou humanizando?
Se busco fazer a "minha parte", ou a "minha tarefa" rapidinho, para ir bater um papo, ir desfilar no meu local de trabalho, ou, sei lá, para ir ao banco, estou prestando um serviço digno ao meu semelhante?
Será que quem me coordena está contente com a minha conduta?
Será? Uma dica: "trabalhe como se estivesse sendo vigiado, que tudo sai certinho, tá?"
Precisamos chegar no nosso local de trabalho com a real intenção de prestar assistência, independente de "para quem seja" (fazer o bem sem olhar a quem).
Usuários e acompanhantes merecem respeito e atenção. Devem ser assistidos da melhor maneira possível.
Posso não atender aos anseios de todos, mas preciso, no final do expediente, ter a sensação do dever cumprido: "fiz o que pude. Fiz jus ao que ganho no final do mês. Atendi e orientei os usuários da melhor maneira possível".
Tão bom chegar tranquilo em casa, com aquele cansaço gostoso e aquela sensação de ter sido muito útil...
Ainda bem que não atendo ninguém em consultório e não corro o risco de me atrasar. Mas uma coisa é certa, se eu fizesse isso, jamais deixaria a minha clientela "criando raiz" esperando por mim, ou simplesmente não vir ao consultório e nem sequer avisar que não se vem.
Isso é desrespeito, isso é ser desumano.
E em pensar que quando se faz palestras sobre alguns temas como, "humanização", "trabalho em equipe", a plateia é reduzida, tendo tantos e tantos profissionais que precisavam taaaaaaaanto escutar certas coisas...
Escrevo desta forma, porque às vezes um profissional que não atende bem, joga por água abaixo o trabalho dos outros funcionários...repercutindo muito mal para o setor e possivelmente até mesmo para a instituição.
Ah, coordenadores...onde estão que não vêem isso e não tomam nem uma providência...
Mas mesmo assim, vamos "jogando as nossas estrelas do mar no local certo", que é a melhor coisa que fazemos.
E que nunca nos deixemos contagiar pelos desumanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes