terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hipertensão Arterial Emocional.

Como o próprio nome sugere, a mesma se eleva geralmente em situações que desencadeiam emoções fortes, como o medo e a raiva.


Faça o possível para fugir disso!



Quem:
- sofre desse tipo de mal,
- conhece os fatores desencadeantes, e
- é inteligente e gosta de si de verdade, tenta se desviar dos estressores.

Uma vizinha minha falaceu, há alguns anos, por causa de uma discussão com um vendedor de peixe. Num pico de hipertensão, não ficou nem para contar história.

Já vi pai morrer de AVC, secundário a um pico fulminante de pressão, por causa de aborrecimento com uma filha.


Funcionários no local de trabalho, que nunca tiveram problemas com o nível tensional, já vi aos montes parar na emergência com a pressão lá nas alturas!



Dois colegas meus de trabalho, desmaiaram bem no meio do expediente, em suas salas, também por pico hipertensivo, secundário a estresse, por acúmulo de responsabilidade e aborrecimentos.

Será que vale à pena "bater boca" com uma pessoa mesquinha, injusta e incoerente? Gente pequena merece ser ignorada! Chega a ser covardia se envolver em certos embates.

Hoje de manhã, um amigo me procurou no meu setor de trabalho, onde estava lotada, uns meses atrás. Perguntou para uma colega de profissão: "-Onde encontro a Dra. Josianne?"

A mesma respondeu de modo ríspido a ele: "-Ela não é doutora, é enfermeira Josianne. E ela deve estar lá pelo quarto andar", num ar de desdém.

Meu colega ligou pro meu celular e depois foi até mim, indignado.

Vontade não me faltou, de procurar essa pessoa e lhe dizer umas verdades.



A ignorante parece que desconhece - ou não aceita - o que está preconizado no próprio código de ética profissional, onde consta que os enfermeiros (nível superior) podem e devem ser chamados com o "Dr" na frente de seu nome.

A justificativa é que temos nível superior tanto quanto os profissionais de outras categorias. E além do mais, nem todos os médicos, engenheiros e psicólogos têm doutorado. Portanto, se formos levar em conta o nível de graduação, a maioria não poderia usar o "Dr".

Coisa mais besta de se discutir, não é? Mas não poderia deixar de explicar sobre isso.

Pois sim, voltando aos aborrecimentos.

Numa palestra espírita, ouvi algo parecido com: "o ódio é o veneno que a gente bebe, querendo que o outro morra". Pois é isso, mesmo, fazemos o nosso corpo transbordar de energias e substâncias maléficas a nós mesmos. E uma das repercussões disso é o aumento da pressão.

Leia algo sobre em:



Hoje mesmo, dois colegas de trabalho em discussão, ao meu ver, por bobagem, resultou num pico de PA em um deles: 220X120mmHg. Já pensou?

Precisamos rir, dominar a arte de saber conviver com diversos tipos de pessoas; utilizar nosso instinto para nos livrarmos de situações perigosas para a nossa integridade física e mental.

Devemos nos afastar de pessoas negativas - ou, para quem for bem mais superior, pode tentar resgatar essa pessoa

É necessário tentar ignorar algumas situações às quais somos vitimas, como, calúnias, fofocas e injustiças. É claro, que tudo tem um limite, não é? Mas se pudermos nos proteger mais e deixarmos algumas coisas "por menos", Paizinho do céu fica contente e a gente só tem a ganhar.

Já passei por situações em que algumas pessoas desejavam mais era me desestruturar. A vida nos ensina a detectar isso. Não faço mais asneiras. Ás vezes um sorriso no cantinho da boca e uma "retirada de cena", em passos leves, matam de raiva quem nos provoca.

2 comentários:

  1. Eu mesmo venho passando por uma agonia na minha vida,meu companheiro há treze anos vem me humilhando tanto em palavras que fui parar na hospital geral com a pressão 250,tive um começo de AVC,tava muito nervosa e com medo,tenho 35 anos e o melhor mesmo é separação,isso creio que ira me curar mais....

    ResponderExcluir
  2. eu tenho esse problema de pressao arterial emcional,sei que só eu msm pra controlar,mas não é fácil,só quem tem esse problema e que sabe como é dificil o controle..,Procure ajuda em tudo que me indica,tento o máximo controlar,mas ´so por Deus msm...

    ResponderExcluir

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes