sexta-feira, 7 de maio de 2010

Férias

Mas, o que fazer, afinal, nesse período tão importante na vida de um trabalhador?
Em conversa com uma psicóloga do trabalho, certa vez, a mesma me disse que o ócio é muito importante na nossa vida, e que devemos aprender a relaxar, a nos desligarmos do trabalho ao sairmos do mesmo.
E porque não ficar em frente à televisão, desligar-se do mundo e assistir a um desenho animado?
Pois é. Disse a ela que toda vez que fico de papo para o ar, me dá uma sensação enorme de inutilidade. Ela disse que eu deveria parar com isso. Tenho tentado.

Ela ainda me disse mais, que não devemos deixar o nosso check-up anual para esse período. "- Já pensou, se pararmos nas férias para resolvermos tudo no que se refere à nossa saúde (sem contar com os familiares)?" Principalmente para quem trabalha direto em hospitais. Já saturada do trabalho, passar o mês em hospital de novo, e agora como cliente? Totalmente sem cabimento.
A mesma psicóloga referiu ainda que temos que fazer isso, trabalhando mesmo. Todo funcionário tem direito de se ausentar do serviço para cuidar da saúde.
Mas parece que "é uma coisa": queremos, ou deixamos mesmo todas as pendências do ano para resolver neste período. Um absurdo.
Por isso que tem gente que já chega das férias cansada e de mau humor. Também, não descansou, só resolvendo o que não providenciou durante o ano...
Na verdade a gente vai postergando, postergando...que aquando chega nesse período, não tem como: dia após dia a gente vai saindo para resolver o que deixamos para depois, e o tempo vai passando, e daqui há pouco...já é hora de voltar ao trabalho!
E o que foi que fizemos nas nossas férias tão almejadas?
Será que descansamos? Será que esquecemos da nossa labuta diária e conseguimos flutuar?
O organismo precisa disso, e muito. Caso contrário ou o corpo ou a mente "pifa"!
Tenho uma colega que passa o ano todo se matando no trabalho, mas quando chega nas suas férias, ela simplesmente dá um tchauzinho para Belém e vai pro exterior. Há anos que ela faz isso. Nessa brincadeira já conheceu meio mundo.
Arruma as malas e vai aproveitar a vida, conhecer lugares diferentes, e sozinha! Não tem marido e nem filho mesmo...
Tá certo. Temos é que fugir da rotina, fazer as visitas que não pudemos, reorganizar o nosso lar, mudar o visual, enfim. Ir para a praça, sentar e ver gente passar. Fazer coisas simples e que nos conectem com a vida.
É...porque quem trabalha doze horas por dia não vê a vida, não aproveita a brisa, o sol e nem um chuvisco. Não pode tirar "uma pestana" depois do almoço, tão pouco tomar uma banho no meio do dia.
Falo do profissional de saúde que trabalha de 7 às 19 horas, que nem eu.
Por isso que estou dirigindo horrores, por lugares diferentes do trabalho, organizando meus álbuns de fotos e músicas...fazendo o que me dá prazer e que geralmente não posso, no dia a dia do trabalho. Afinal de contas, temos que usufruir do que conquistamos com as nossas dores de cabeça diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes