terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Caos na Sáúde




Trabalho em saúde pública e posso dizer que as coisas vão de mal a pior.
O povo está mal informado, nervoso, mal servido e doente.
Às vezes a pessoa passa meses aguardando uma consulta e quando chega...o médico não veio! Vai para a imensidão de uma fila remarcar pára "sabe Deus quando".
Que sofrimento! E o tal de TFD? Tem usuário que aos trancos e barrancos gasta até mesmo o que não tem, porque se dependesse do mesmo... Tem município em que o cliente é muito mal orientado sobre esse benefício. E tem funcionário que não facilita nada. Que parece que foi treinado para dificultar a vida do cidadão.
Já pensou, pegar uma solicitação de exame incompleta? Ou um receituário de medicação controlada sem carimbo? São pequenos detalhes que fazem da vida de doentes e familiares um inferno, uma via crucis!
Já vi paciente mal orientado passar horas viajando e chegar no destino completamente errado.E detalhe, às vezes só com o dinheiro de volta, sem um tostão para se alimentar!
De tudo se vê. Às vezes a consultas vão bem, mas não tem aparelho, material ou medicamento para atender o cliente. Que tal?
E tem doença que não espera! Como o câncer. Crianças com leucemia, sem o quimioterápico no momento adequado...tstststs. Que pena.
Dá dó e raiva.
Os usuários, às vezes ainda tem que passar pelo descaso de alguns funcionário, como morosidade no atendimento, falta de respeito e outros.
Tá certo que não podemos dar jeito em tudo, mas convenhamos que para quem tem coração é um horror assistir diariamente é esse drama constante.
São muitos os usuários que chegam de madrugada numa fila para garantir o atendimento.
Isso não é um caos?
Tratamos do sequelado de avc e o mesmo vai para casa, sabe Deus como. Não tem seguimento de atendimento no domicílio. Será que estamos orientando bem o cliente e o cuidador? Ou a pessoa só irá visitar a sua casa e voltar novamente ao hospital, ocupar vaga de outro cliente, mais grave?
E a questão da educação permanente? Estão atualizando os funcionários, avaliando os mesmos, corrigindo erros? E continuamos na cegueira do nosso mecanicismo?
Muitas coisas precisam mudar.
Sonho com a gestão por competências, com a melhora de investimentos para o setor saúde - de verdade e visualisável.
Ainda tenho esperança de umm dia poder trabalhar um pouco mais feliz, sem ter que improvisar, ver injustiças e descasos, poder desempenhar meu potencial atualmente sub aproveitado.
Nós que trabalhamos na área da sáude precisamos de recuros emocionais para não entrarmos em parafuso. Isso a academia não nos oferece. Aprendemos no dia a dia, na assitência diária, às custas de sofrimento mesmo.
Desejo que no próximo ano as coisas mudem pra melhor, pois sem uma atenção à saúde adequada, nós apenas sobrevimvemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordando ou não, o importante é a troca de informações, pois "ninguém é o dono da verdade", e "só quem sabe de tudo é DEUS"
Beijos cintilantes