domingo, 28 de outubro de 2012

Diferença entre Moral e Ética

Moral, existe há muito mais tempo que a ética.
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Ou seja, a moral vem de berço. Trata-se de um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem dentro de uma determinada sociedadade. Ela se diferencia entre as diferentes culturas e regiões. Uma praia de nudismo é normal em alguns países. Já na maior parte do Brasil, suponho ser considerada uma imoralida.
A moral é aprendida com o passar dos tempos, pelo aprendizado contínuo, através da cultura, educação e tradições.
É imoral, no Brasil, o que se considera até crime, a bigamia!
No tocante à Ética,  Motta (1984) a define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.  
Por isso que às vezes, faz-se necessário a avaliação de um comitê para decidir se determinada conduta profissional foi ética ou não. Caso sim, o que fazer com quem faltou com a mesma.
Todo ser humano tem suas falhas. Somente o totalmente moral e o totalmente ético tem maiores chances de ser 90% bem quistos pelos seus semelhantes e pelos grupos que participam. Ainda assim haverá quem fale mal dele.
Isso significa ser nas vinte e quatro horas do dia: auto-vigiado, contido, flexível, praticamente mudo e engolidor de sapos...enfim. Essa pessoa tem todas as chances possíveis de adquirir doenças psicossomáticas. 
Quem é totalmente ético e moral?
É moral a pessoa que rouba? É ética a pessoa que tenta se eleger falseando deslizes do opositor e denegrindo a sua imagem?
É moral uma senhora de 80 anos andar de saia curta, mostrando tudo o que não deveria? É ético um profissional fazer propaganda maléfica de outro, pelos corredores da empresa, difamando-o?
É algo para se refletir.
     
  

domingo, 14 de outubro de 2012

Mestranda

Com a Gráça de Deus Pai Todo Poderoso, consegui ser aprovada num concurso para mestrado (até que enfim).
 Universidade Federal do Pará
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Gestão Pública

Na verdade, nunca tive a oportunidade de estudar com afinco, para nem um dos concursos que participei. Com certeza, por isso, também, nunca passei. Digo "também", porque não era o momento de Deus, e isso eu reconheço.

Após uma bela de uma punhalada nas minhas costas, a vitória. Fui eliminada de um certo processo seletivo, por problemas pessoais. Em seguida, a vitória.
 
Que prazer imenso poder desfilar na frente do meu algoz, com a bagagem de quem conseguiu escalar a montanha com os próprios membros!Não devo nada a nem um ser humano que nem eu. Só ao Superior.
 
Soube que este é um dos melhores (e mais difíceis de passar) mestrados da Região Norte.
 
391996 MESTRADO UFSM 2 Mestrado UFSM
Muito lindo ver meu nome no link abaixo:

http://www.naea.ufpa.br/gerencia/colunas/pdf.php?id=887 
 
De quebra, ainda terei o pazer de estudar ao lado de pessoas maravilhosas, como Gleydson Silva, Cristina Autran e Simone Baia!

Foi um verdadeiro presente no ano em que completei 40 anos de idade! 
  
Antes tarde do que mais tarde, he, he.
 
No próximo dia 16, após um facultado (ressaca do Círio), teremos nossa aula inaugural. 


Agora entendo a importância de se clicar e se publicar as fotos nas redes sociais. Pode até ser por vaidade, mas de minha parte, será por felicidade e satisfação.

Quero compartilhar com os meus amigos e conhecidos, essa felicidade, que foi um verdadeiro presente divino!
 

Trasladação do Círio 2012

Confesso que tive medo de acompanhar a mesma.
Acompanhei na frente, pois sei que perto da berlinda ou da corda, o sufoco é certo.
Que coisa mais maravilhosa!

 A romaria noturna, conhecida como Círio das Luzes, atraiu 1,4 milhão de pessoas. (Foto: Pedro Cruz/ G1)
Antes de ir, pensei no sufoco, de muitas pessoas me pisando e me esganando. Mas tinha uns agradecimentos para fazer, ou seja, tinha que ir sim!
Pensei nos ladrões e nos arrastões.
Mas nada disso houve, com a gráça de Deus.
Por incrível que pareça, as pessoas estavam tranquilamente tirando fotos, com suas câmeras e celulares.
13/10/2012 22h31 - Atualizado em 14/10/2012 00h18

A Trasladação, quinta romaria do Círio 2012, começou às 16h30 deste sábado (13), em Belém, com a missa celebrada no tablado em frente ao Colégio Gentil Bittencourt por Dom Gioavanni Agnello, representante do papa Bento XVI no país. Mas por volta de 13h, já havia o aglomerado de pessoas, que chegou a 1,4 milhão de devotos, segundo estimativa da Diretoria do Círio 2012.
FONTE: http://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2012/noticia/2012/10/trasladacao-e-segunda-maior-romaria-do-cirio-2012.html
Foi magnífica a visão da quantidade de gente orando nas ruas, à espera da nossa querida Nossa Senhora de Nazaré!
Havia camisas com a santinha, de todos os modos.
Vendedores com diversificados sourvenis.
Muitos estabelecimentos prestaram suas homenagens com a ornamentação de suas faxadas. 
Pessoas idosas, crianças, gestantes, cadeirantes...todo mundo no meio da rua, fazendo o percurso da santa, da Basílica de Nazaré até a Catedral da Sé.
 Mais de sete mil fiés acompanharam a Trasladação atrelados a corda e às estações. (Foto: Pedro Cruz/ G1)
Senti uma paz enorme, uma energia positiva imensa, no meio de tanta gente, e do vento fresco que vinha da Estação das Docas.
Noite maravilhosa! Nem choveu!
Fui muito bem acompanhada de dois homens, o que me deu bastante segurança.
Confesso que fiquei bastante suada, com as pernas doloridas, mas valeu à pena; e como valeu.
Não quero mais perder esse evento, de reconhecimento mundial e que ocorre na minha terra de origem. 
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Conversando sobre o fígado

Esse órgão, situado do lado direito e superior do nosso abdome, é a maior glândula do nosso organismo, e é responsável por tantas coisas para nos mantermos saudáveis e vivos...

Curiosamente, o fígado é o único órgão do corpo humano capaz de reconstituir até 75% de seus tecidos.

Lendo o site do Dráuzio Varella, ele diz que o fígado é constituído por milhões de células (hepatócitos), como se fossem milhões de tijolinhos agrupados. Cada célula representa uma " microindústria" e desempenha uma função específica, essencial para o equilíbrio do organismo.

a) Secretar a bile
A bile é produzida pelo fígado em grande quantidade, de 600ml a 900ml por dia. Num primeiro momento, ela se concentra na vesícula e depois é enviada para o intestino, onde funciona como detergente e auxilia na dissolução e aproveitamento das gorduras. Por isso, quando os canais da bile entopem, o metabolismo das gorduras fica prejudicado;

b) Armazenar glicose
A glicose extraída do bolo alimentar é armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, que será posto à disposição do organismo conforme seja necessário. Nesse caso, as células hepáticas funcionam como um reservatório de combustível. Quando o cérebro, o músculo do coração, os músculos esqueléticos ou qualquer outra parte do corpo precisam de energia, a glicose é enviada para a circulação. Se não houvesse esse sistema de estocagem, teríamos de comer o tempo todo para garantir o suprimento de energia. Doenças hepáticas em fase avançada provocam a perda dessa capacidade e prejudicam o fornecimento de glicose;

c) Produzir proteínas nobres
Entre elas, destaca-se a albumina, uma substância muito importante para o organismo, porque mantém a água dentro da circulação. É a propriedade osmótica ou oncótica.  Quando a produção de albumina diminui, a água escapa das veias, extravasa para os tecidos que estão debaixo da pele e produz inchaço, ou seja, edemas nas pernas, barriga d’água (ascite), etc. Além dessa, a albumina tem outra função curiosa. Serve de meio de transporte, na corrente sanguínea, para outras substâncias, como hormônios, pigmentos e drogas.
A falta de albumina não é a única explicação para o inchaço característico dos alcoólicos. Na cirrose, por exemplo, doença comum nos usuários de álcool, os rins retêm água e sódio o que também ajuda a produzir inchaço.
É importante, ainda, mencionar as proteínas ligadas ao processo de coagulação do sangue. Se o fígado não está trabalhando bem, o nível dessas substâncias baixa e aumenta a probabilidade de sangramentos abundantes, que podem ser provocados por ferimentos ou ocorrer espontaneamente pelo nariz (epistaxe), pelas gengivas, pela urina ou em menstruações exageradas;

d) Desintoxicar o organismo
O fígado tem a capacidade de transformar hormônios ou drogas em substâncias não ativas para que o organismo possa excretá-los;

e) Sintetizar o colesterol
No fígado, o colesterol é metabolizado e excretado pela bile;

f) Filtrar micro-organismos
Há uma extensa rede de defesa imunológica no fígado. Além das células hepáticas, existem inúmeros “tijolinhos” responsáveis por segurar bactérias ou outros micro-organismos que transmitem infecções. Algumas doenças hepáticas, a cirrose, por exemplo, interferem nesse processo e tornam os indivíduos mais vulneráveis a infecções;

g) Transformar amônia em ureia
O fígado é um órgão privilegiado. Tem uma artéria e uma veia de entrada e uma veia de saída. A veia de entrada recebe o nome curioso de “veia porta” e é responsável por 75% do sangue que chega ao fígado, levando consigo substâncias importantes, como as vitaminas e as proteínas. No entanto, por ela chega também a amônia produzida no intestino e derivada especialmente de proteínas animais para ser transformada em ureia. Se o órgão estiver lesado, a amônia passará direto para a circulação e alcançará o cérebro, provocando, no início, alterações neuropsíquicas (mudanças de comportamento, esquecimento, insônia, sonolência) e, depois, pré-coma ou coma.

Ufa! Tá vendo só? As hepatites devem ser de fato temidas, pois o ser humano não pode viver sem fígado, daí a necessidade de transplante, quando o mesmo entre em falência.

Não adianta cometermos excessos e culparmos o mesmo. 
Existem substâncias chamadas hepatotóxicas, que podem detonar o mesmo.

A exemplo, podemos citar o excesso de álcool ou de alguns medicamentos.

A Dra. Heloísa Quintela, cujo site é http://www.eloizaquintela.com.br/boasdicas_13.html, faz algumas desmitificações:

VERDADES E MENTIRAS
Problemas de fígado causam enxaqueca?
Não existe nenhuma relação comprovada entre dores de cabeça e problemas do fígado.

Depois de beber, é bom tomar remédios chamados de "hepatoprotetores"?
Tais medicamentos, vendidos sem receita médica e compostos de sais minerais, aminoácidos e vitaminas, não têm qualquer efeito protetor sobre o fígado. Para quem não quer sofrer danos advindos do álcool, só existe um conselho: beber com moderação.

Alimentos gordurosos "atacam" o fígado?
Não. Vítimas de insuficiência hepática podem ter dificuldades em digerir gorduras por distúrbios no metabolismo da bile. Da mesma forma, pedras na vesícula podem impedir a passagem da bile, que é uma substância essencial na digestão das gorduras. Mas quem possui um fígado saudável pode ingerir gorduras sem problema.

Alcachofra é bom para o fígado?
Puro folclore. Alcachofra é apenas um saboroso alimento.

A mesma ressalta que a interpretação de exames e conclusão diagnóstica são atos médicos, que dependem da análise conjunta de dados clínicos e de exames subsidiários, devendo, assim, ser realizadas por um médico.
 
Vamos cuidar dessa nossa glândula, antes que seja tarde demais!!!!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Este ano eu tive três graças divinas:
- Uma pessoa extremamente maléfica foi colocada pra fora de um certo estabelecimento, por ter feito muitas desagregações entre as pessoas;
 
- Consegui passar num mestrado maravilhoso: Gestão Pública,
- E, felizmente, minha família se livrou de uma convivência extremamente desagradável e altamente deletérea!
 

Acredito que tudo isso o que aconteceu foi obra divina, pois não cai nem uma folha sequer, se não for da vontade de Deus Pai Todo Poderoso.
 
Presenciar evoluções, justiça e o resurgimento da bonaça, são verdadeiros momentos de satisfação.
E eu só tenho a agradecer por tudo isso.
Foram três grandes presentes, que trouxeram benesses para várias pessoas.
 

As tempestades demoraram o tempo suficiente para nos afetarmos, de modo a não esquecermos do quanto é ruim querer se livrar de algo e parecer ser impóssível, querer subir um pouquinho mais e não poder.
A ânsia avassaladora nos rouba um pouco das nossas vidas, tornando-as, de certo modo, "sobrevidas".
Essas novas oportunidades de viver de modo pleno, vou aproveitar intensamente. 


 

sábado, 6 de outubro de 2012

Prefiro

Com toda a sinceridade: prefiro um homem humilde, 
que ganhe pouco, do que um "granado mão de vaca".

Ainda tem mais:não é qualquer humilde. O pobre por falta de oportunidade, que procura evoluir, mas que não consegue.
Pobre parado, sem visão de futuro, sem ambição e inérte, pode crer que não é homem para ficar ao meu lado.
Quanto ao que tem posses...e vive se contendo, com mesquinharias, esse não é um homem de verdade.
Quero distância!!!!
A vida nos dá discernimento e possibilidade de escolhas.
Eu tenho meus critérios! Eu tenho minhas opiniões!!!
Assim comom qualquer pessoa pode ter e colocar em prática.
E tenho dito!



 NOVAS REGRAS PARA QUEM TEM CARTEIRA DE MOTORISTA 
(a partir de 1/01/12):


* A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.

* Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor

será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico,
legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. Ou seja: corre-se o risco de desembolsar mais de 1.000,00, além do processo demorar cerca de 2 a 3 meses!!!!! Isso tudo, fora a multa!

* ALÉM DISSO: é bom providenciar com urgência a retirada do plástico do

extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação!

Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que
o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar – 5
pontos na carteira e mais R$ 127,50. Olha o prejuízo!

* Se o motorista não ligar a seta com antecedência antes de fazer a conversão, lá se vão 5 pontos na carteira, com multa de 127,69 reais


* Se o motorista não der preferência ao pedestre na transversal, idem acima


* Se o motorista avançar a faixa enquanto houver pedestre atravessando, são 7 pontos na carteira, com multa de 191,53 reais


* Se o motorista parar sobre faixa, estando o sinal fechado, lá se vai 3 pontos na carteira, e multa de 85,12 reais!

Gestão Hospitalar

Ao se falar no assunto, pensa-se em:
Racionalização e uso de tecnologia da simulação de atividades como:
* Identificar e compreender a evolução do sistema de saúde e os novos papéis e funções do hospital;
* Caracterizar as principais variáveis que influenciam o comportamento e produtividade no ambiente hospitalar de saúde
* Identificar os sub-sistemas técnicos e administrativos de gestão hospitalar
* Denvolver, inovar e aplicar processos sistemáticos nas instituições da saúde
* Diagnosticar e solucionar problemas técnico-administrativos nas instituições hospitalares e de saúde.

Tudo isso para equacionar ocorrências desagradáveis, para a melhoria contínua da gestão.

Atualmente já temos até curso de graduação, cujo profissional chama-se Gestor Hospitalar.

Para se trabalhar com isso, o mesmo tem que atender aos aspectos humanisticos, além de ter conhecimento e domínio das competências gerais da área de gestão.

O mesmo deverá ser capaz de:
* Identificar necessidades empresariais e atender com versatilidade de planejamento, análise, execução, avaliação e gerenciamento da área de serviços de saúde
* Ter visão geral de negócio, compreendendo a interdependência dos diferentes setores na saúde pública e privada, bem como organizará equipes de trabalho para execução de planos de gestão balizado na integração e estabelecimento de prioridades organizacionais.

Penso que esse profissional deve ser um estrategista, mediante a difícil arte do relacionamento interpessoal.

Não é fácil, mas com um bom diagnóstico situacional, dá para se montar um plano de trabalho, de curto, médio ou longo prazo.
Que vidinha mais louca!
Não tenho parado e confesso que tenho ficado no facebook diréto!
Não tem nem um dia que não passe por lá!
Lá estão vários conhecimentos, amigos e inimigos (ambos me fazem amadurecer), e, de quebra, há muita interatividade.
Meu querido espaço virtual ficou meio abandonado, confesso.
Mas cá estou, para escrever minhas percepções de mundo, para desabafar e deixar registrado tudo isso para quem quer que se interesse.