domingo, 31 de outubro de 2010

JATENE ELEITO!

Creio em Deus Pai Todo Poderoso, e ele não ia nos deixar na mão de novo!
Estou com a felicidade estampada no rosto e na alma!
Nunca desejei tanto que um candidato fosse eleito.
Sou fã de carteirinha deste senhor, há anos!
Pessoa inteligentíssima, incapaz de forjar situações, jogar baixo e investir altíssimo no desespero de se eleger.
Obrigada, senhor Jesus, pela justiça estadual, por nos dar chance de vermos o setor saúde melhorar!

Precisamos muito nos livrar dos funcionários públicos que entraram pela janela, tirando a vaga de quem de direito: os concursados e os funcionários antigos!

Nossa segurança pública vai de mal a pior! Agora sim, vai melhorar!

Fóóóra esses petistas das coordenações, fóóóra!
Chegou a vez de pessoas que querem trabalhar sério, mostrar seu talento e melhorar as repartições. Viva a gestão por competência!


Vivaaaaaaaaaaaa!!!!!!! Vitóriaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tragédias seguidas na Indonésia

O povo da Indonézia está em apuros com duas catástrofes naturais, em menos de 24 horas: tsunami e erupção vulcânica. São mais de trezentas pessoas mortas.

A terra está dando sinais de transformação. Para que ela possa se remodelar com o passar dos tempos, é natural que isso aconteça.

Deste modo a crosta terrestre vai se modificando, a seleção natural vai dizimando alguns seres vivos... e o local do ocorrido se modifica, às vezes completamente. Onde tinha cidade, virou deserto, por exemplo.

Olhando para o lado científico, dá para entender friamente tudo isso.


Mas do ponto de vista humano, é uma verdadeira tragédia e que causa muito sofrimento aos seres vivos de um modo geral.

Fico compadecida quando vejo uma notícia dessas. Entendo que são coisas da vida, mas nosso sentimentalismo não deixa de nos tocar com o ocorrido.

Com isso podemos pensar: "-Puxa, ainda bem que não tem isso aqui onde moramos".

Que bom! Mas se formos parar para pensar um pouco nos últimos fatos, a natureza já tem se rebelado sim, por aqui. As chuvas que causam enchentes (também associado pelo mau saneamento), e as ventanias "destelhantes", por exemplo.

É...vamos tocando a nossa vida pra frente. E não custa nada orarmos um pouco pelas vitima da Indonésia. Aproveitemos para agradecer a Deus, pela nossa localidade, que não está sob o risco de catástrofes destes portes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Pará já tem mil casos de câncer de mama em 2010

Segundo o Diário do Pará de hoje, já foram detectados no nosso estado, cerca de mil novos casos de câncer de mama em 2010, (dados do Inca). Em Belém, já são quase 400 mulheres e, no país, 49 mil mulheres portam a doença.



Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico (principalmente precoce), será realizada, pela primeira vez no Estado, a campanha Outubro Rosa, que acontece de 27 a 31 deste mês no shopping Boulevard (veja ilustração abaixo).


Esse aumento da incidência da doença é multifatorial, podendo-se citar: o aumento da idade média da população e mudanças dos fatores de risco, como a menstruação precoce, que tem ocorrido entre 10 e 12 anos de idade, bem como a redução das amamentações – ocasionada pela redução da prole e a obesidade.



Quando um câncer é descoberto no começo, tendo cerca de um centímetro, por exemplo, há 90%de probabilidades de amulher estar viva em cinco anos. Por outro lado, se a doença for detectada quando o tumor estiver com 1,5 centímetros, o custo do tratamento aumenta e a possibilidade da paciente estar viva em cinco anos reduz para 50%!.





Então, o auto-exame está com tudo! Mas... ele não substitui a consulta de um médico especialista e nem o exame de mamografia. A campanha no Estado é administrada por uma clínica privada na capital do Estado e acontece em todo o Brasil. Em Belém, a clínica responsável fica localizada na avenida Visconde de Souza Franco, estando toda com a iluminação rosa, como uma forma de chamar a atenção da população. O shopping Boulevard também estará todo iluminado com a cor da campanha a partir da próxima semana, às 19h.





Um alerta!
Nas mulheres, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária a incidência cresce rápida e progressivamente.

sábado, 23 de outubro de 2010

Estando de Plantão em hospital



Para a enfermagem, o plantão de fim de semana é de 12 horas: de 7 às 19, ou de 19 às 07 do outro dia. Ou seja, 12 horas numa espécie de "clausura remunerada".
Sabe o que é passar um sábado ou um domingo, o dia todo sem ver a luz do sol? Pois é.
Costumo dizer que para assumir um plantão eu preciso estar preparada psicologicamente. De que modo: sabendo da minha escala com antecedência.
E não é porque estamos com as 12 horas do nosso dia, comprometidas, que vamos entrar na "deprê".
Tá tudo combinado, e precisamos do dinheiro mesmo.
Mas podemos lançar mão de alguns artifícios para tornar o mesmo agradável, como:
- Levar material para fazer as unhas (não é indicado tirar cutículas!),
- Levar material para fazer crochê,
- Levar o note book,
- Acessar a internet,
- Levar um livro para ler,
Claro, tudo num intervalo, ou se o plantão estiver calmo.
- Fazer as ligações que não tem tido tempo de fazer,
- Parar um pouco para fazer um check list das pendências,
- Visitar um colega de trabalho em outro local do hospital,
- Rearrumar o setor,
- Tomar um banho no meio do expediente,
- Fazer fotografias (que nem eu).
Enfim.
Não precisa estarmos tensos o tempo todo, à espreita, que nem um vigilante na guarita.

Se tiver algum cliente em estado crítico, aí sim.
Temos que pausar para o lanche, o almoço...
Eu, enquanto coordenadora do clínica, organizo os funcionários para o almoço e até mesmo para o descanso.
O plantão estando calmo e controlado, não tenho porque deixar ninguém de prontidão na beira do leito. Afinal de contas, são longas doze horas!
Sou contra colocar todos os funcionários em "posição de sentido". Circulando, circulando, toda hora supervisionando, deixando-os acuados, cansados e tensos.

Mas também, confiar completamente no serviço deles e deixar o plantão solto, é anti-profissional e no mínimo irresponsável.
Nós enfermeiros precisamos trabalhar a maneira agradável de passar essas 12 horas, beneficiando a nós mesmos e a quem esteja sob o nosso comando.
Acredito ser importante esse manejo, pois funcionários de bem com a vida, tratam melhor a sua clientela, rendendo mais no trabalho.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sobre carros

Engraçado, depois que a gente tem carro, é que vai perceber algumas coisas; ficar mais esperto.
Por exemplo:
  • NÃO DEVEMOS FAZER CONSÓRCIOS!

É só enrolação. A gente vai pagando e fica esperando um tal de sorteio que nunca chega. Dificílimo encontrar pessoas que foram sorteadas nos primeiros anos. E mais, as parcelas têm aumento, sim.

Além do mais, quando a gente vai receber o carro, ainda tem que pagar! E se quizermos receber o dinheiro, vem com um baita de um desconto!
Uma colega minha, ia receber o carro. Foi sorteada, faltando três meses para acabar os longos cinco anos que passou pagando o maldito do consórcio. E sabe o que disseram pra ela? Que ela tinha que desembolsar sete mil reais para isso. Como ela não tinha de onde tirar, pediu o dinheiro, e veio com os sete mil descontado. Que tal?
  • O melhor mesmo é financiar, que a gente pega logo no carro, e segue pagando "a perder de vista". Sai caro, no final de tudo? Sim, mas pelo menos você usufrui logo do automóvel. E se quizer adiantar algumas parcelas, beleza, que tem abatimento. E se tiver uma boa entrada, melhor ainda, que as parcelas ficam mais reduzidas.

  • Outra coisa que aprendi é que não devemos tirar o carro da concessionária sem seguro. E muito menos atrasar o pagamento deste.
Uma conhecida minha, há alguns anos, deixou ele atrasar um único dia. Sofreu um acidente que lhe fez perder uma boa grana, pra deixar de ser besta (com licença das expressões). Aprendeu da pior maneira possível. Pois é. Não caia nessa também. Não dê uma de "abestado".

  • Quando formos fazer revisão ou algum reparo no carro, como colocar uma peça nova, assista o mecânico fazer isso, pois há locais duvidosos. Podem colocar uma peça velha, não desamassar ou não pintar direito, por exemplo.

Outra dica:
  • Nunca passe mais de um ano com o mesmo carro, pois a desvalorização deste bem, é progressiva com o passar do tempo. Por mais que esteja bem conservado.
Diferente de uma casa, que com o passar do tempo, valoriza mais e mais.

Quanto ao combustível:
  • Álcool é mais barato, mas dura menos. Que coisa... (uma faca de dois gumes)

  • E cuidado com os postos de abastecimento. Temos que ter boas referências, para não comprarmos "gasolina aguada", que detona o motor.
  • Alinhamento (da direção) e balanceamento (das rodas) a cada 6 meses, pelo menos, é o ideal (pela Ford, a cada 5.000 km rodados, também é uma indicação).
  • Ar condicionado, precisa ser limpo a cada 3 meses (estudos recentes).

[1214529682285_bigPhoto_3.jpg]

Se quizer coleborar com mais dicas, mande para josicocard@gmail.com. Obrigada!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Benefícios dos recursos tecnológicos



Quem conhece as atuais tecnologias, dificilmente vive sem elas. Como o palm top, lep top, os MP's da vida, modems, GPS, filmadoras, Google, MSN, Ipod e etc e tal.



São fatores que vieram auxiliar no nosso dia a dia, e que nos dão grandes prazeres. Que delícia podermos nos comunicar com os nossos semelhantes, onde quer que estejam! (até debaixo de uma mina, há 700 m de profundidade!).
Que tal acessar as noticias "fresquinhas" tão rapidamente, até mesmo do nosso celular?

Mas, como há sempre a "corrente do contra", alguns dizem que os adeptos das inovações tecnológicas estão com comportamento alterado. Viciados, mais especificamente falando. Há quem vá mais a fundo, dizendo que estamos com TOC (Transtorno Obcessivo Compulsivo).

Os chamados "analfabetos virtuais", teimam em continuar na era antiga. Não acompanham a nossa evolução e ainda criticam que está "a par de tudo" e se beneficia disso. Há quem não saiba sequer manusear um caixa eletrônico! Ts,ts...




Já me falaram que a internet é coisa do demônio, Deus que me livre! Gente de má indole e com queda de caráter é que faz coisa ruim e procura maldades nos nossos re cursos tecnológicos (engenheiros sociais, pedófilos e clonadores de cartões e chips, por exemplo)

E, sabe de uma coisa? Cada um tem seu livre arbítrio para fazer uso do que está à sua disposição!
Já viram e desculpa de quem não tem nem um celularzinho, que se justifica dizendo que não quer ser achado? Hum? Tá bom. Ou tem pena de pagar por um, ou não tem coragem de aprender a manusear. Só lamento.
Eu, sinceramente, teria vergonha desse tipo de analfabetismo.





Quem tem que dosar a utilização das tecnologias pelos filhos, são os próprios pais! Se crianças e adolescentes passam dos limites, é porque não estão devidamente asessorados. Sou contra o uso de celulares durante as aulas, e a favor de se estipular horas para se usar algum aparato tecnológico (como PC e câmeras fotográficas).


É lógico que existem casos extremos, como o de levar note book para o vaso sanitário, ou passar horas na frente do computador. Mas são casos isolados.


O bom de tudo é que agora, pagamos nossas contas em caixas eletrônicos ou simplesmente nos cadastramos no débito automático. Podemos ter mais de 300 músicas ou fotos, num minúsculo MP3 ou Mp4, ou até mesmo trocar voz e imagem com uma pessoa no Japão.
Maravilha tudo isso!


Vibro e dou o maior apoio quando vejo um idoso usufruindo dessas facilidades. Isso prova que o acesso às inovações não tem idade. Nota dez para os mesmos.

E quem ainda gosta de fogão à lenha, de curtir fila de banco, ouvir som em vinil, que fique à vontade, na era errada!

Habilitação


Que maravilha a liberdade de poder dirigir um veículo nas ruas! Com a devida habilitação, é claro.


Penei por muito tempo usando os transportes coletivos. Chegava suada, e muito cansada nos meus destinos. Além do medo constante de ser assaltada a qualquer momento, tanto nas ruas, quanto dentro do coletivo.


Muitas pessoas que se formaram junto comigo, já dirigem e têm o seu "pé de borracha" há muito mais tempo do que eu.
O tempo ia se passando e até os meus alunos eu via dirigindo por aí afora. Sentia vontade de fazer o mesmo, mas eu tinha incutido na minha cabeça muitas dificuldades.
E alguns colegas se incomodavam pelo fato de eu ainda não estar com habilitação e não ter carro.
Realmente, depois que a gente adquire, não entende o porque que algumas pessoas ainda não aceleraram a sua vida. É isso mesmo. A gente ganha muito tempo. É muito mais prático.


Eu sempre tinha uma desculpa para dar: tenho medo, não é prioridade...adoooooro usar o transporte coletivo. De fato, locomover-se de ônibus é mais econômico e nos isenta de uma série de responsabilidades. Mas por outro lado...gastava horrores com taxi!
Até que um dia, saturei-me e dei o meu grito de liberdade. "Meti a cara" na longa caminhada para a aquisição da CNH.
Sinceramente, foi e está sendo tudo de bom, locomover-me em tempo hábil pela cidade, e servir de motorista para as pessoas que amo, dando conforto e segurança para as mesmos.
E em se tratando de segurança, sinto-me numa verdadeira armadura metálica, bem mais protegida, apesar das diversas ocorrências de assalto.
Com alguns cuidados básicos e fé (orando e vigiando), sigo tranquila pelos meus caminhos (apesar dos irresponsáveis de plantão, e precariedade de sinalização em alguns pontos da nossa cidade).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

RESPIRANDO EM PAZ

Os mineiros e os socorristas do Chile já estão na superfície da terra!


Resgate de mineiros no Chile



Enfim, depois de 69 dias de "confinamento obrigatório", no calor (40º), e na escuridão. Sufocados e completamente impotentes, que nem bicho enjaulado, em condições desumanas.

Desejo a falência dos donos da Mina San José! É o mínimo que merecem. Ah, e mais, bem que eles poderiam passar uma temporada lá em baixo, para ver "o que é bom para tosse". Ficar milionário às custas do sofrimento e risco de vida de outras pessoas? Total absurdo! Contra os direitos humanos e trabalhistas.


Esses homens merecem uma boa indenização e aposentadoria! Eles merecem sim! Precisam ser recompensados e muito bem, pelo sufoco, pela força que tiveram em resitir; por terem morrido um pouco no tempo que ficaram a 700 metros debaixo da terra.

Veja detalhes sobre as características da clausura em:








O dia de quarta-feira passada, foi de total expectativa, acredito que no mundo todo.
Meu dia foi maravilhoso! Conforme o tempo ia passando, acompanhava no noticiário o aumento do número de mineiros que chegavam na superfície.

Olha, que coragem dos homens que desceram para socorrer os 33 trabalhadores, e ficaram de subir por último!

Alguém tinha que ir até lá, caso contrário, poderiam vir apenas os corpos, ao invés dos mineiros vivos. O choque térmico de 40 º na profundidade, para 0° na superfície, poderia causar desde a fatal embolia pulmonar.
Amei a iniciativa e persistência do presidente do Chile, Sebastián Piñera, o que foi fundamental para o sucesso e brevidade do resgate.

E as pessoas, de outras partes do mundo, que vieram ajudar?

Paizinho do céu, obrigada por tudo!

Acredito que a força do pensamento e da oração, emanada de vários países, também colaborou e muito para essa felicidade coletiva.


E os critérios escolhidos, para a ordem de subida, heim?

Grande lição de espera que a vida deu para os últimos resgatados. Agora, fila de banco é fichinha para os mesmos.


Sobre o que pode e o que vai acontecer com a vida de cada um dos mineiros, veja em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101014_oquevaiacontecer_pai.shtml