quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUERER É PODER

Como disse Jan Ashford,"Não existe o não poder,só o não querer. Se você for uma pessoa preparada, basta um desejo intenso de realizar algo para que a transformação aconteça"

Todo e qualquer enfermeiro pode e deve sistematizar a assistência de enfermagem que presta. Todos passaram cinco anos estudando. Os livros sobre o assunto estão aos montes por aí. Na internet, encontramos vários trabalhos realizados. Aqui no Pará,certamente como nos outros estados, temos a quem recorrer: enfermeiros estudiosos no assunto, que praticam a SAE.
Nosso código de Ética nos indica que trabalhemos à luz da metodologia. Em 2007 estipularam até a "Câmara Técnica de Sistematização da Assistência de Enfermagem" (CTSAE).
No mesmo ano, a ABEN nacional, através da sua Diretoria de Assuntos Profissionais, estipulou o DECIDIRE (Departamento de Classificação de Diagnósticos,Intervenções e Resultados de Enfermagem).
Acesse: www.abennacional.org.br/download/REGIMENTO_INTERNO_DECIDIRE.pdf -
para mais informações.
Então, ao invés de ficarmos perdendo tempo falando de coisas e/ou de pessoas, reclamando do pouco que ganhamos, vamos afinar o nosso instrumento de trabalho!
Estamos precisando de coesão e respaldo científico para nos alavancarmos!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dicas sobre Curriculum

Encontramos diversas formas de preparar curriculum, o que gera dúvidas sobre qual modelo é o ideal. Com capa, sem capa, com foto ou sem, enfim.
Qualquer pessoa pode cadastrar o seu na Plataforma Lattes.
Trata-se de um formato padrão segundo o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - "National Counsel of Technological and Scientific Development").
Algumas instituições e alguns cursos pedem o currículo nesse formato.E de uma hora para a outra, não dá para cadastrar, porque leva tempo.
Então, para evitar transtornos, cadastre logo o seu!

"A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações, cuja importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.

Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.

O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.

A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública destes dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da Agência".
Fonte: http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm

Acesse: http://lattes.cnpq.br/ e em seguida clique em "cadastrar-se".
Você pode alimentar novos dados quando puder e quiser. Basta fazer o login com o seu CPF e senha (adquiridos no primeiro acesso, por ocasião do cadastramento).Você não precisa enviar a comprovação do que você está registrando, mas não convém falsear os dados, mesmo porque, quando você for levar o currículo em algum lugar, terá que apresentar a comprovação, certo?
Muito importante é, depois de salvar alguma informação, enviar para o CNPQ (aparece na mesma tela em que você salvou), se não não vale,o CNPQ não reconhece.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

CONVIVENDO COM O INIMIGO


Se eu participo de um grupo, cujos componentes eu não gosto e/ou cujas atividades sou contra,não aceito, mas mesmo assim permaneço às gargalhadas no mesmo, O QUE EU SOU? Convivo com essas pessoas, desempenho as atividades no grupo,COM QUE PROPÓSITO?
Se ao sair desse grupo, mudo de face e passo difamar a(s) pessoa(s) desse grupo, e até mesmo a criticar as atividades do mesmo, O QUE SERÁ QUE EU SOU,HEIN?
Cuidado! Ás vezes quem te diz que falaram de ti e fizeram algo contra ti,é o próprio autor do crime! Precisamos exercitar nossos ouvidos, para as maldades não passarem no crivo.
Tem gente que dá adjetivos horríveis aos seus semelhantes e não sente a podridão da própria alma! Minha satisfação é saber que quem está devendo a DEUS,tem uma conta.Ela pode demorar a chegar,mas um dia chega. Não precisamos nos igualar.
Ás vezes "a vida imita a arte". Existem fatos que nunca pensamos em passar na vida real. Estamos ladeados de Judas e Floras. Confiemos em DEUS. Só Ele para nos proteger.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

HIPOCRISIA

Segundo a WIKIPÉDIA:
"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos."
Em alguns momentos de nossas vidas, para sobreviver, precisamos ser um pouco assim.
Mas, quando isso se torna uma constante no perfil de uma pessoa, é deplorável.
Por outro lado, pessoas positivas e que espressam seus sentimentos e suas convicções, podem se tornar vitmas da sociedade, quando a hipocrisia é uma constante, uma característica de um determinado grupo.
Acredito que é preferível o meio termo.Mas para isso, precisamos de muuuuuuito jogo de cintura, principalmente em se tratando de ambiente de trabalho.
A verdade dói!Aceitar defeitos não é fácil. Às vezes, nem dialogar se consegue.
Todos que estamos na face da terra somos imperfeitos e diferentes uns dos outros.
Numa mesma situação, duas pessoas podem reagir de modo diferente. E a mesma pessoa pode reagir diferente se exposta duas vezes à mesma situação. Isso dependo do momento em que estamos passando.
Ninguém é juiz de ninguém nessa vida, mas vamos e convenhamos: é muito ruim estar num palco, ladeado de artistas, quando a situação vivenciada não é uma peça teatral.
Isso gera sofrimento e revolta a quem prefere correr o risco de ser antipatizado a assumir o perfil de HIPÓCRITA!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Desatando nós

- A taxonomia mais usada no mundo, está exatamente dentro dos livros da Carpenito (NANDA);

- Carpenito organiza os diagnósticos de enfermagem (DE) da NANDA, de acordo com os Padrões Funcionais de Saúde (PFS) de Gordon;

- Antigamente, os DE da NANDA eram organizados sob os Padrões de Respostas Humanas (PRH);

- Hoje temos o taxonomia II da NANDA, denominada de NANDA-I (de internacional), que organiza os 206 DE sob Padrões Multiaxiais de Saúde (PMS);

- Os PMS, por sua vez, são oriundos de algumas modificações feitas nos PFS de Gordom, com a autorização da mesma;

- Carpenito está bem inserida na NANDA - é só observar seu nome no manual da NANDA (na parte de DE incluídos) e no site oficial da mesma. Nesse site, tem tanto livros da NANDA quanto da Carpenito para se ver a capa ou para comprar (acesse o http://www.nanda.org/)

- A versão oficial da NANDA é que nem o CID 10 da Medicina: tem puramente os diagnósticos!
Já o manual da Carpenito, tem muito mais do que DE: além do modelo ser brilhante (envolvendo Complicações Potenciais), temos algumas "luzes no fim do túnel" quanto a escolha do DE ideal, com a nota da autora, onde ela conversa com a gente. Ainda temos os fatores relacionados bem direcionado. E mais, há dicas sobre os resultados de enfermagem, bem como intervenções;

- É valido ressaltar que NANDA é uma sigla que norte americana relativa ao conjunto de DE (taxonomia); Carpenito é o nome de uma estudiosa, também estrangeira.

Em virtude disso e de outros fatores, não entendo o porque de vários enfermeiros estabelecerem um verdadeiro separatismo entre a NANDA e a CARPENITO, como se fossem duas literaturas completamente opostas!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pressupostos do Modelo Bifocal de Prática Clínica

Quando uma "enfermóloga" (neologismo que significa estudiosa em enfermagem), conceitua os principais fenômenos de enfermagem, que são: cliente, saúde, ambiente e enfermagem, podemos dizer sim que a mesma é autora de uma teoria.
Carpenito é uma teórica e, ao meu ver, respeitadíssima, autora do Modelo Bifocal de Pática Clínica (MBPC), ou seja: não demonstra só como a enfermagem deve ser, mas como ela é (aguardem a postagem sobre o seu manual).
Eis os pressupostos nos quais o "MBPC" estão embasados:

CLIENTE:

- Refere-se a um indivíduo, grupo ou comunidade

- Tem o poder de auto-cura

- Inter-relaciona-se continuamente com o meio ambiente

- Toma decisões de acordo com as suas prioridades individuais

- É um todo unificado, buscando equilíbrio

- Tem valor e dignidade próprios

- É um especialista em sua própria saúde

SAÚDE:

- É um estado dinâmico, em mudança constante

- É definida pelo cliente

- É uma expressão do nível ideal de bem-estar

- É responsabiulidade do cliente

AMBIENTE:

- Representa os fatores, as situações e pessoas externos que influenciam ou são influenciados pelo cliente

- Inclui os ambientes fíco e ecológico, os eventos da vida e as modalidades de tratamento

ENFEMAGEM:

- É procurada pelo cliente quando o atendimento é necessário para melhorar, restaurar ou manter a saúde, ou para obter uma morte pacífica (Henderson, 1960)

- Incentiva o cliente a assumir a responsabilidade nas decisões e nas práticas para a própria cura

- Reduz e elimina os fatores ambientais que podem causar ou causam funcionamento comprometido